Comemora-se hoje, no Brasil, o Dia do Taquígrafo. Data escolhida em razão da instalação da Taquigrafia, por iniciativa de José Bonifácio de Andrada e Silva, para registro das sessões da Assembleia Nacional Constituinte, ocorrida em 3 de maio de 1823. Só no Brasil são 199 anos de história e serviços prestados e, apesar de antiga, a Taquigrafia continua atual.
Vivemos em um período no qual a informação está circulando de maneira rápida, as fakes news se proliferam, sendo fundamental se informar de maneira confiável, isenta e transparente. Por isso, o trabalho do taquígrafo perdura, não só no nosso país, mas no mundo. Países com tecnologia de ponta como Japão, China, Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra, além dos países da América Latina, como Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru utilizam-se dos serviços dos taquígrafos para documentar e divulgar informação fidedigna.
Parabéns a todos colegas taquígrafos pelo seu dia e por essa longa, duradoura e importante história já construída e por todas as outras histórias que iremos construir.
Taquigrafia é registro definitivo para história! Taquigrafia é legado!